
O Sporting joga mais do que o título na última jornada do campeonato: enfrenta um adversário com um incentivo financeiro escondido para travar os leões.
O Vitória Guimarães, que visita Alvalade no próximo fim de semana – e a partida já tem horário oficial – , tem direito a um bónus até 1 milhão de euros caso o Benfica seja campeão, segundo o que apurou o jornal Record.
Esta cláusula está associada à venda de Manu Silva aos encarnados, em janeiro. O negócio envolveu 12 milhões de euros fixos, mas há mais 2M em objetivos. Um deles está diretamente ligado ao sucesso coletivo das águias, o que inclui a conquista do campeonato. Ou seja, mesmo afastado da luta pelo título, o emblema Minhoto poderá lucrar caso trave o Sporting.
Manu Silva, recorde-se, foi contratado a pedido de Bruno Lage e fez apenas três jogos pelos encarnados antes de sofrer uma lesão grave.
Ainda assim, o possível bónus mantém-se em vigor. No plano desportivo, o Vitória de Guimarães luta pelo quinto, depois de ter perdido em casa com o Farense (2-1). Rui Borges mostrou-se consciente da seriedade do desafio.
Depois do empate na Luz, o técnico elogiou o profissionalismo do seu antigo clube, mas também deixou um alerta: “Vi jogadores do Vitória a levarem amarelo para jogarem contra o Sporting”, disse, referindo-se a Tiago Silva e Telmo Arcanjo, que foram suspensos frente ao Farense para estarem disponíveis na última ronda.
O Sporting entra em campo a depender apenas de si para ser campeão, mas os dados estão lançados. Benfica e leões estão empatados, mas a vantagem no confronto direto sorri aos verdes e brancos, que têm apenas de igualar o resultado que o rival fizer em Braga.