
Luís Freire deixou oficialmente o comando técnico do Vitória de Guimarães, numa decisão comunicada esta segunda-feira pelo clube, com efeitos imediatos. A SAD minhota justificou a saída com a necessidade de iniciar um novo ciclo após a época 2024/25 e prometeu anunciar em breve o novo treinador.
No comunicado, o Vitória agradeceu o trabalho desenvolvido por Luís Freire, destacando “o caráter, a personalidade e a seriedade” do técnico durante o seu período ao serviço dos Conquistadores, e desejou-lhe sucesso pessoal e profissional.
Freire, de 39 anos, chegou ao clube a meio da temporada, depois da saída de Rui Borges para o Sporting. Iniciara a época no Rio Ave. Em 19 jogos pelo Vitória, somou oito vitórias, mas não conseguiu garantir o apuramento europeu, perdendo o quinto lugar para o Santa Clara na última jornada da Liga.
Apesar disso, os vitorianos fizeram mais pontos na segunda volta (29) do que na primeira (25) e estiveram 10 jogos consecutivos sem perder. A prestação teve ainda o desafio adicional das saídas de jogadores importantes como Alberto Costa, Manu Silva, Kaio César e Jorge Fernandes em janeiro.
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acordou com o treinador Luís Freire a cessação do contrato de trabalho com efeitos imediatos.
Obrigado, Luís Freire!
🔗 Sabe mais em https://t.co/hvaX4c1pew#EspíritoDeVitória pic.twitter.com/jR1u9BYTlk
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) May 20, 2025