
Treinador português explica que tentou replicar o modelo do FC Porto campeão europeu ao contratar jogadores como Nuno Santos e Pedro Gonçalves.
Em entrevista exclusiva à UEFA, no âmbito da final da Liga Europa, Rúben Amorim revelou detalhes surpreendentes sobre a sua abordagem no Sporting Clube de Portugal, destacando as influências que marcaram o seu percurso como treinador.
“No Sporting, ao contratar jogadores como o Nuno Santos e o Pedro Gonçalves, quis imitar o que o Mourinho fez no FC Porto”, confessou Amorim, atualmente treinador dos ingleses do Manchester United.
Amorim destacou ainda a sua evolução tática e ideológica, fruto de múltiplas inspirações.
“Fui influenciado por muita gente, mas também sempre vi muito futebol e foi assim que aprendi mais. Tive muita influência do Jorge Jesus, e ele inspirava-se muito na escola neerlandesa. Jogar com três centrais vem da filosofia de Cruyff, que depois juntei com o rigor defensivo do futebol italiano.”
🧩 Mourinho como referência emocional e táctica
Além da componente táctica, Rúben Amorim destacou um aspeto marcante do estilo de José Mourinho: a ligação próxima com os jogadores.
“Sou o tipo de pessoa que gosta de criar laços com os jogadores, penso que, dessa forma, consigo gerir melhor do que sendo um treinador distante. O Mourinho influenciou-me muito nisso. Ele trouxe essa ligação humana para o futebol. Penso que todos os treinadores aprenderam com ele.”